sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Gobioides broussonnetii - Peixe Dragão


Nome científico:Gobioides broussonnetii
Nome popular:Peixe Dragão
Família:Gobídeos
Habitah:Desde América do Norte (Georgia) ao Sul do Brasil ( RS ). Carolina do Norte, Florida, Golfo do México, longo da costa do Caribe, da Colômbia,leste Venezuela, Suriname, Guiana, Guiana Francesa e Brasil no extremo sul do Rio Grande do Sul.

pH:7.2 a 8.5
Temperatura:20º a 28ºC
Dureza:10 - 30º dH
Tamanho Máximo:60cm
Sociabilidade:Sozinho
Agressividade:Pacífico

Alimentação:Onívoro. Alimentos vivos como peixes, minhocas, tubifex, insetos aquáticos, larvas, carne triturada. Dificilmente aceita rações. Na natureza esta espécie procura seus alimentos pelo olfato, já que sua visão não é muito desenvolvida. Se alimenta por peneiração de pequenos organismos presentes na lama.
Características:Peixe típico de baías lamacentas e estuários, mas que pode ser encontrado em água doce em grandes rios. É extremamente territorial com membros da mesma espécie, sendo mais tolerante com outras. Evitar colocá-lo com peixes mais agressivos ou peixes menores.Usar substrato de areia fina, já que gosta de se enterrar durante o dia e o aquário deverá ter muitos refúgios e tocas. Muito cuidado ao manusear este peixe, já que sua mordida é extremamente dolorosa por possuir dentes pontiagudos. Embora pode ser adaptado em água doce, recomenda-se mantê-lo em água salobra com salinidade até 1.005.
Reprodução:Ovíparo. Sua reprodução em cativeiro é um tanto difícil, embora possível. Deve-se colocar um macho e três ou mais fêmeas em um aquário grande com inúmeras tocas. Não alimente os peixes por alguns dias e baixe a salinidade lentamente. Alimente-os com alimentos vivos e vá subindo a salinidade, quando o macho procurará as fêmeas para acasalar. Passado o ritual e logo após a fêmea desovar, esta poderá ser retirada que o macho cuidará dos ovos. Após cerca de 48 horas os alevinos eclodirão, quando também deverá retirar o macho. Os alevinos nas duas primeiras semanas poderão ser alimentados com rotíferos e água verde. Logo após deverá fornecer alimentos vivos.

Um comentário:

Adailton Pacheco disse...

Olá. Além do meu peixe-papagaio, tenho mais uns de menor porte, gostaria de saber se posso estar colocando o peixe dragão no mesmo aqua que é de 100 litros