segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Cucumaria frondosa - Pepino do Mar


Holothurioidea é a classe de equinodermes que inclui os animais conhecidos como pepinos-do-mar ou holotúrias. Em oposição aos outros equinodermes, possuem corpo delgado, alongado em um eixo oral-aboral. A boca é circundada por 10 a 30 tentáculos que são modificações de pés ambulacrários bucais encontrados em outros equinodermos. Seu alimento é o material orgânico dos detritos do fundo, que é empurrado para a boca ou o plâncton aprisionado em muco nos tentáculos. As holotúrias frequentemente são os invertebrados dominantes nas partes mais profundas dos oceanos e muitos taxa são restritos a águas profundas. São aproveitados, depois de desidratados, como iguaria da culinária oriental e, deste modo, conhecidos como bicho-do-mar ou tripango.

Uma epiderme simples recobre o esqueleto e possuem endoesqueleto de placas calcáreas articuladas macroscópicas, distribuídas pelo corpo. O sistema digestivo é completo. Não possuem coração nem mesmo sistema circulatório típico. Existe, porém, um reduzido sistema de canais (canais pseudohemais), com disposição radial, onde circula um líquido incolor contendo amebócitos.
A respiração por difusão ocorre no
sistema ambulacrário. Na cloaca do pepino-do-mar existem túbulos ramificados, as árvores respiratórias ou hidropulmões, que acumulam água para as trocas gasosas.
Não existe nenhum órgão especializado em
excreção. Os catobólitos são levados por amebócitos aos pés ambulacrários, hidropulmões ou a qualquer estruturas exposta à água, que os elimina por difusão.
Não possui gânglios, mas sim um anel nervoso próximo à região oral, de onde saem nervos radiais. Na superfície do corpo existem células táteis.
São animais de sexos separados e de fecundação externa. Os órgãos sexuais são simples, existindo, geralmente, apenas gônadas sem ductos genitais. O desenvolvimento é indireto, aparecendo uma larva
auriculáriade simetria bilateral que passa a radial nos animais adultos. A reprodução assexuada aparece em algumas larvas que se autodividem e possuem a capacidade de regenerar partes perdidas.
Nome Científico : Cucumaria frondosa
Obtido em "
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pepino-do-mar"
Visto de longe parece um vegetal, mas ele anda e pode nadar. O pepino-do-mar pode chegar a 20 centímetros de comprimento e tem o corpo mole como uma lesma. Seus pés são constituídos por três fileiras de pequenos tubos que se movimentam enquanto o bicho bombeia a água através deles.
Como um peixe, o pepino-do-mar retira o oxigênio da água. Ao passar pelos tubos, a água traz pequenos peixes e crustáceos que vivem de carona dentro do seu corpo. Só saem para comer, voltando em seguida, pois disso depende a sua segurança. O pepino-do-mar tem uma maneira estranha de se defender dos inimigos. Quando se vê ameaçado ele vira uma bomba. Explode e lança as entranhas para fora. Nesse momento, fios gosmentos e venenosos se soltam e se enroscam no agressor. Mas após a explosão, um processo imediato de reconstrução se inicia. Novas células começam a substituir as entranhas que foram perdidas e o pepino-do-mar recomeça a vida, novinho de novo.

Nenhum comentário: